Ao longo de sua carreira, Dani teve oportunidade de aprender, trabalhar e conviver com algumas figuras que marcaram sua vida pessoal e profissional de forma incrível. Pelo menos duas destas figuras ganham destaque abaixo:

 

Dércio Marques:

Foi sua maior referência musical, tendo dirigido seu primeiro disco, foi responsável por seu encaminhamento aos palcos. Há mais ou menos vinte e cinco anos, Dani teve a sorte de conhecer esse sementeiro de sonhos. Um sinaleiro que lhe apontou os muitos caminhos que ela viria a percorrer mais tarde em uma jornada absolutamente extraordinária e cheia de encantos. Uma jornada repleta de experiências, capazes de lhe fazer sair do casulo e promover a metamorfose que  tanto ansiava para voar.

Dali vieram as muitas viagens, que dariam para dar a volta ao mundo; as produções dos CDs nas quais pode se maravilhar e participar de  magníficas criações; os primeiros projetos gráficos e a primeira apresentação em palco. Com ele, aprendeu a visitar os recantos de dentro e de fora nunca antes visitados; com ele, conheceu uma generosidade incomum que lhe  inundava de esperança; com ele, aprendeu a música que pulsa do coração; com ele, compartilhou sonoras gargalhadas que tornaram a vida mais leve; com ele, foi livre para se descobrir parte deste caminho encantado das artes e desfrutar do colo pueril das crianças, do abraço generoso da natureza, do afago das gentes simples desta MadreGaia, e do afeto dos amigos que, músicos ou não, ficarão pra sempre como parte desta rede de amor que ele deixou.

Dani talvez tenha sido a pessoa que mais gravou com Dércio em estúdio, aprendendo e exercitando um olhar original que impregnará pra sempre seu fazer artístico de um jeito único e irreversivelmente maravilhoso.

Inezita Barroso:

Foi uma grande incentivadora do trabalho de Dani Lasalvia, especialmente em relação às suas pesquisas com a música popular brasileira e ao fato de Dani ser uma mulher cantando e tocando Viola Caipira. Mais de uma vez externou o desejo de gravar com Dani alguma canção do Folclore brasileiro, e convidou-a inúmeras vezes para gravar o programa Viola Minha Viola, programa que eternizou sua presença na TV brasileira, como porta voz da música caipira genuina, e uma das maiores pesquisadoras do seu tempo, de nosso folclore.

Dani foi indicada por Inezita a participar do programa Mosaicos, realizado na TV Cultura em sua homenagem com participação de outros artistas, onde cantou algumas canções de sua pesquisa e de seu repertório.